• Perguntas Frequentes
busca
/

Acesso Restrito

Selecione o portal a que deseja ter acesso:

► Página Inicial ► Qualificação Profissional ► Categorias Profissionais para a Indústria de P&G

Categorias Profissionais para a Indústria de P&G

A indústria de petróleo e gás natural exige um alto nível de qualidade técnica de todos os profissionais envolvidos e segurança em todos os procedimentos realizados, e tem previsto um forte investimento em novos empreendimentos e na manutenção e ampliação dos já existentes. Somente para o setor naval, o Plano de Negócios 2013-2017 da Petrobras aponta que até 2020 serão demandadas 38 plataformas de produção, 28 sondas de perfuração, 88 navios e 146 barcos de apoio, o que provoca desdobramentos na cadeia de fornecedores de bens e serviços. Os números expressivos apontam, entre outros desafios, a necessidade de qualificação de pessoas. 

Essa qualificação requer uma preparação específica, principalmente de profissionais envolvidos diretamente com a exploração e produção de petróleo, como o plataformista, o torrista e o sondador, por exemplo.  Isso exige infraestrutura educacional e equipes de docentes especializados, que atendam aos rigorosos requisitos de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde exigidos pelo setor.   

Esses profissionais atuam em diversas unidades operacionais e empreendimentos, como plataformas de petróleo, refinarias, estaleiros, nas áreas de engenharia, logística e dutos ou em centros de pesquisa de novos produtos e combustíveis. Sem falar nas inúmeras empresas fornecedoras para o segmento.

A seguir você poderá saber um pouco mais sobre as principais categorias profissionais demandadas pelo setor de petróleo e gás natural, separadas por especialidades. Clique em uma especialidade para ver a lista com as ocupações relacionadas.

Logo PetrobrasLogo Ministério do DesenvolvimentoLogo Ministério de Minas e EnergiaLogo Governo Federal

Política de Privacidade - Copyright 2013 © - Todos os direitos reservados