• Perguntas Frequentes
busca
/

Acesso Restrito

Selecione o portal a que deseja ter acesso:

Fóruns Estaduais

Histórico dos Fóruns Regionais

A partir da implementação do Prominp, no decorrer de 2003, tornou-se importante ampliar as iniciativas de maximização da participação da indústria nacional no fornecimento de bens e serviços, em nível regional, aumentando a capilaridade do programa.

Dessa forma, foram criados, a partir de 2004, os Fóruns Regionais do Prominp, como bases locais do Programa em diversos estados do país, com o objetivo de atender as demandas regionais não mapeadas na carteira de investimentos do setor, incentivar o fornecimento de bens e serviços pela indústria local e inserir pequenas e micro empresas na cadeia de petróleo e gás natural da região.

O modelo de gestão dos Fóruns Regionais foi concebido com base na estrutura de gestão do Prominp Nacional. Entretanto, dadas as necessidades de autonomia e agilidade na condução dos projetos locais e de forma a obter maior visibilidade regional do programa, a estrutura de gestão pôde ser simplificada e adequada a cada caso.

Foram criados Fóruns Regionais em 14 estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Dos Fóruns Regionais aos Fóruns Estaduais

A partir da descoberta do pré-sal e da dinamização do setor de P&G, vários espaços de discussão e encaminhamento de ações foram criados, no que concerne as secretarias de vários estados, ou as federações de indústrias. Com esse novo cenário, foi avaliada a possibilidade de atuação conjunta dos diversos espaços e instâncias, que foi submetida à avaliação do Comitê Executivo do Prominp.

Em 2013, foi aprovada a nova sistemática de funcionamento dos Fóruns Regionais:

  • Proposta de um Fórum por estado, com núcleos, se necessário, com liderança do estado, integrando diversos fóruns e comitês;
  • O foco principal da atuação do Prominp nos fóruns estaduais será o desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs), desenvolvimento de fornecedores de bens e serviços locais, conteúdo nacional e capacitação;
  • Proposta de um modelo de governança simples e ágil.

O Prominp se articulou com os governos de vários estados - Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Espírito Santo e Bahia - e com as federações de indústria para a criação ou reforço de Fóruns Estaduais de Petróleo e Gás.

Nestes Fóruns, o Prominp atua para:

  • Mapear e divulgar as demandas regionais na carteira de investimentos e operações do setor de petróleo e gás;
  • Incentivar o fornecimento de bens e serviços pela indústria local face os investimentos e operações regionais do setor de petróleo e gás;
  • Apoiar o desenvolvimento de APLs, estimular empresas nacionais a incorporar processos inovadores e inserir pequenas e micro empresas na cadeia de petróleo e gás;

Logo PetrobrasLogo Ministério do DesenvolvimentoLogo Ministério de Minas e EnergiaLogo Governo Federal

Política de Privacidade - Copyright 2013 © - Todos os direitos reservados