• Perguntas Frequentes
busca
/

Acesso Restrito

Selecione o portal a que deseja ter acesso:

Outras Iniciativas

Os elevados investimentos no setor de petróleo e gás natural contribuem para aquecer a demanda de profissionais especializados. A seguir, estão listados outros programas de formação e qualificação profissional  que contemplam a oferta de cursos voltados para atuação no setor.

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec – Governo Federal

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011 pelo Governo da Presidente da República Federativa do Brasil Dilma Rousseff, com a finalidade de ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira, atribuindo a sua execução ao Ministério da Educação (MEC). Dentre as iniciativas do Pronatec, há a bolsa-formação, por meio da qual são oferecidos, gratuitamente, cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada de qualificação profissional para a população em geral.

Saiba mais em: http://pronatec.mec.gov.br/

Programa Ciências sem Fronteiras - Governo Federal

O Programa Ciência Sem Fronteiras foi instituído em 2011 com o objetivo de propiciar a formação e capacitação de pessoas com elevada qualificação em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica em centros de pesquisa estrangeiros de excelência, além de atrair para o Brasil jovens talentos e pesquisadores estrangeiros de elevada qualificação profissional, em áreas de conhecimento definidas como prioritárias. É um programa que busca promover a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira, por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas para que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior, mantendo contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Do total de bolsas, 75 mil já estão sendo financiadas pelo Governo Federal e as 26 mil restantes serão apoiadas por empresas brasileiras. A Petrobras patrocina a concessão de bolsas de estudo e elegeu 14 linhas prioritárias para o setor de petróleo e gás natural: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção e Ciências do Mar; e Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva.

Saiba mais em: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/

Programa de Recursos Humanos (PRH) - ANP

O Programa de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP), criado em 1999, surgiu como resposta à expansão do setor, verificada a partir de 1997, com a chegada de novas empresas no mercado brasileiro. A base do programa foi a inclusão de disciplinas de especialização específica para atender às necessidades das indústrias do petróleo, gás natural e de biocombustíveis no currículo de várias universidades do país. O programa concede bolsas para alunos de graduação, mestrado e doutorado matriculados nessas disciplinas.

Saiba mais em: http://www.anp.gov.br/?id=596

Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH) - Petrobras

O Programa de Formação de Recursos Humanos foi criado pela Petrobras em 2010, junto à ANP, e tem como objetivo permitir a qualificação de profissionais para a indústria de petróleo, gás, energia e biocombustíveis através da concessão de bolsas de estudo aos estudantes de níveis técnico e superior (graduação, mestrado e doutorado) e, também, coordenadores e pesquisadores. Os objetivos do programa são: aumentar o número de profissionais qualificados no setor, melhorar a qualidade dos estudos desenvolvidos e reduzir o índice de evasão escolar.  As premissas do PFRH passam pelo atendimento às áreas de conhecimento de atuação estratégica da indústria de P&G, pelas áreas de apoio necessárias às atividades do setor; pela priorização dos estados onde a Petrobras tem os seus maiores investimentos e através das instituições com reconhecido potencial de desenvolvimento de áreas de conhecimento de interesse da companhia. De 2009 até 2013, foram aprovadas junto à ANP mais de 17 mil bolsas, representando um investimento de R$ 364 milhões, aplicados em projetos com 44 instituições de ensino, sendo 30 de nível superior e 14 de nível técnico, em 18 estados do país.

Saiba mais em: http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/carreiras/oportunidades-de-qualificacao/programa-de-formacao-de-recursos-humanos/

 Formação de Oficiais de Marinha Mercante

Para atender à demanda gerada com o crescimento do setor naval e offshore no Brasil, foram assinados em 2009, no âmbito do Prominp, com o aval da ANP, dois Termos de Cooperação entre a Petrobras e a Marinha do Brasil, no valor de R$ 78 milhões, com o objetivo de modernizar e ampliar o Ciaga-RJ (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha) e o Ciaba-PA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar), para aumentar capacidade de formação de oficias de Marinha Mercante. Foram modernizados 26 laboratórios, edificado um prédio no Ciaba com capacidade para 384 alunos, adquiridos modernos simuladores para instrução de navegação e comunicações e contratados novos professores, entre outras realizações.

Saiba mais em: https://www.ciaba.mar.mil.br/ e https://www.mar.mil.br/ciaga/

Cursos do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP)

Com uma média de 32 horas de duração, os cursos de atualização do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) têm o objetivo de preparar o profissional que já atua no setor com o que há de mais atual no mercado. São mais de 100 temas distribuídos em 13 áreas distintas, abrangendo toda a cadeia de petróleo e gás. Aliado a esta diversidade temática, o IBP conta com a experiência de mais de 200 profissionais do setor ministrando suas aulas em todo território brasileiro.

Conheça os cursos promovidos pelo IBP através do endereço: www.ibp.org.br

Cursos da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE)

A Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE) promove cursos de qualificação voltados para profissionais de nível superior, com formação em engenharia. São diversos cursos com aulas expositivas e presenciais, ministradas por profissionais que atuam diretamente nas empresas que elaboram projetos de engenharia na área de P&G. Dessa forma, está garantida a atualização e relevância do conteúdo transmitido, bem como sua aplicação prática no dia a dia das empresas que constituem o setor.

Veja a relação de cursos no site:  http://www.abceconsultoria.org.br/cursos

Logo PetrobrasLogo Ministério do DesenvolvimentoLogo Ministério de Minas e EnergiaLogo Governo Federal

Política de Privacidade - Copyright 2013 © - Todos os direitos reservados