• Perguntas Frequentes
busca
/

Acesso Restrito

Selecione o portal a que deseja ter acesso:

► Página Inicial ► Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

1.  O Prominp garante emprego após a conclusão dos cursos?

Não. Os cursos oferecidos pelo Prominp têm por objetivo incrementar a qualificação profissional do trabalhador, ou seja, agregar a sua formação anterior o conhecimento necessário, de forma a aumentar as suas chances de exercer uma atividade profissional nas empresas do setor de petróleo e gás natural. Por isso, são considerados um diferencial no mercado de trabalho.
Para alcançar bons resultados e facilitar o recrutamento  de pessoas qualificadas pelos cursos, o Prominp desenvolve ações de aproximação dos alunos com as empresas fornecedoras do setor. Entre outras iniciativas, destaca-se a criação de um banco de currículos online, disponível para consulta no Portal de Qualificação.
O banco de currículos contêm todos os dados dos alunos e ex-alunos do Prominp, e podem ser visualizados pelas empresas cadastradas. Além disso, os alunos também podem visualizar as informações dessas empresas e acessar dados como telefone e e-mail para enviarem seus currículos. 

2.  Quando e de quem os alunos dos cursos do Prominp recebem o Certificado de Conclusão do curso?

Os alunos que concluíram e foram aprovados em um dos cursos do Prominp receberão dois certificados: um da própria entidade de ensino (que possui valor legal) e outro do Prominp.
A entidade de ensino deve entregar os dois certificados aos aprovados ao final do curso e os alunos devem solicitar ao coordenador do curso esses documentos.

3.  Sou professor e tenho interesse em ministrar cursos no Prominp. Como faço?

Os cursos do Prominp são executados pelas instituições de ensino reconhecidas nacionalmente pela competência técnica e cadastradas na ANP, tais como: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para o nível básico; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFT´s, antigos CEFET´s) para o nível médio e técnico e Universidades Federais e Estaduais, para o nível superior. O programa não tem gestão direta no quadro de docentes das referidas instituições, ou seja, elas possuem autonomia para definir os responsáveis por cada disciplina.

4.  Possuo uma escola/curso e estou em busca de parcerias com o Prominp. É possível?

Como os recursos financeiros investidos no Plano Nacional de Qualificação Profissional do Prominp contam com a autorização prévia da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), é exigência dessa Agência que as instituições de ensino sejam credenciadas como provedoras de cursos de qualificação para o setor. Dessa forma, as instituições de ensino devem efetuar primeiramente o credenciamento na Agência reguladora. A Coordenação Executiva do Prominp reserva o direito de selecionar as instituições credenciadas atendendo critérios de expertise técnica, localização geográfica, valor e capacidade de atendimento.

5.  Como faço para cadastrar ou atualizar dados em meu cadastro ou em meu currículo?

Você é o responsável por atualizar seus dados cadastrais e por atualizar o seu currículo. Para tal, basta seguir os seguintes passos:
No site, clique em Portal de Qualificação Profissional, digite seu usuário e senha e, confirmado o acesso, entre em alterar candidato. Lembre-se que o seu usuário no Portal é o número informado na página de confirmação da inscrição do candidato. Se você esqueceu seu usuário (login), informe seu CPF, colocando apenas os números, sem traço, barra ou ponto. Caso você tenha esquecido sua senha, clique no campo “Esqueci minha senha”, informe seu número de usuário (CPF) e clique em Enviar. Você receberá um e-mail no endereço eletrônico que registrou no ato da inscrição, informando uma senha provisória de acesso. Depois de utilizar a senha provisória, você deverá cadastrar uma nova senha definitiva. Caso você não lembre do login e da senha, clique em “Reiniciar Senha”, que se encontra logo abaixo do campo de login e senha, no Portal de Qualificação.

6.  Quando vai ser realizado um Conexão Prominp na minha cidade?

Para que o Conexão Prominp seja realizado em uma determinada localidade, é  necessário, entre outros fatores, que as empresas da região sinalizem a necessidade de contratação. Lembramos, entretanto, que esse evento não é uma obrigação firmada do Prominp com os ex-alunos do programa, e, sim uma oportunidade identificada. Independente de haver ou não um evento, os ex-alunos qualificados pelo Prominp podem buscar as oportunidades que o mercado oferece. No banco de currículos do site, que todo aluno e ex-aluno do Programa têm acesso, há o contato das empresas do setor cadastradas para envio de currículo ou contato telefônico.

7.  Existe um número de telefone do Prominp para contato?

O Prominp não disponibiliza telefone para contato. Qualquer dúvida, reclamação, elogio ou sugestão deve encaminhado para a Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis do Ministério de Minas e Energia.

8.  Tenho uma empresa e procuro profissionais no mercado de petróleo e gás. Como faço para ter acesso aos currículos dos alunos qualificados pelo Prominp?

Para isso, é preciso que você cadastre a sua empresa no Portal de Qualificação Profissional do site. No menu lateral clique em Qualificação Profissional e novamente em Banco de Currículos.

9.  Tenho interesse em me inscrever em um dos cursos do Prominp. Como faço?

Não há previsão de um novo processo seletivo público para os cursos do Prominp. Desde 2013, o programa foca suas ações de qualificação profissional na rota Aluno-Empresa, onde as empresas selecionam os profissionais que farão os cursos.

A seleção por meio de processos seletivos públicos (editais), característico da rota Aluno-Público, será aplicada em regiões com empreendimentos que ainda não tenham empresas contratadas para sua implantação. Ou seja, em vez de ciclos nacionais de qualificação, com processos seletivos simultâneos em diversos estados do país (modelo utilizado até 2013), serão realizados processos seletivos regionais, com destaque na oferta de vagas para ocupações de nível superior.

10.  O processo seletivo do Prominp é para trabalhar na Petrobras?

O Prominp é um programa do Governo Federal (criado no âmbito do Ministério de Minas e Energia), que conta com a participação das associações representativas da indútria de petroleo e gás natural e das operadoras de petróleo, entre elas a Petrobras.

Os processos seletivos da Petrobras são específicos e não guardam relação com os processos seletivos do Prominp, e vice-versa. Mais informações sobre os processos seletivos da Petrobras podem ser obtidas no site da companhia (www.petrobras.com.br).

1  |  2   próxima página ›

Logo PetrobrasLogo Ministério do DesenvolvimentoLogo Ministério de Minas e EnergiaLogo Governo Federal

Política de Privacidade - Copyright 2013 © - Todos os direitos reservados